
Como vários aspectos da história informações se misturam com lendas e fatos ganham floreios para ficarem mais emocionantes. Uma história bem conhecida que se tornou filme hollywoodiano é de Leônidas, o rei espartano e seus 300 soldados contra todo o exército persa. Uma história emocionante, não? Mas poucas pessoas sabem que os 300 de Esparta na verdade eram 1300 espartanos e mais algumas centenas de soldados de outras polis gregas.
E assim também é a história da musculação e de um dos seus primeiros praticantes registrado, Mílon de crotona. Registros da cidade de Olímpia na grécia de 600 a.C. relatam a existência desse homem meio lendário com atos incríveis dignos de um semi-deus do nível de Hércules. Seis vezes campeão olímpico (uma vez ainda quando criança) e seis vezes campeão pítico (uma vez também quando criança) a musculação na vida de Milon não era seus esporte princicial já que não havia esta modalidade nos jogos gregos e sim a luta amadora, ele é um dos maiores campeões desta modalidade segundo historiadores mas estamos aqui para falar dos seus atos lendários e questioná-los um pouco então, vamos lá:
Um dia assistindo uma das lições de Pitágoras a qual ele era discípulo o teto da academia começou a ruir com todos dentro, segundo a lenda Mílon segurou o teto com uma das mãos até que todos estivessem fora do local. Impressionante não? Mas vamos pensar um pouco, simplificando bastante já que existe todo um cálculo para esta modalidade, o recorde atual de levantamento de peso é do iraniano Hossein Rezazadeh que levantou 472,5 kg por dois segundos, levando em conta que as construções no estilo grego naquela época eram feitas basicamente de madeira e mármore uma estrutura deveria pesar algumas toneladas e no meio do caos que é um terremoto levaria alguns minutos para que um prédio inteiro fosse esvaziado, então essa história é no mínimo um exagero.

Muitos devem se perguntar de onde vinha sua força, se algum Deus grego lhe deu tamanha habilidade mas nada disso, Mílon trabalhou muito, desde cedo para conseguir tamanha força, uma outra lenda sobre ele é que desde de muito jovem escolheu um bezerro e simplesmente colocou em suas costas e começou a caminhar quilômetros com ele, a medida que o filhote crescia e se tornava um boi a força do nosso herói crescia junto e quando o bezerro se tornou um boi, Milon o matou com suas próprias mãos e comeu ele inteiro. Ok agora vamos analisar essa lenda, o peso de um boi em média é de 1.100kg e como dito na história do teto da academia o recorde atual levantamento de peso não chega a metade desse valor e foi levantado por segundos. É mais fácil acreditar que foi algum Deus mesmo que deu sua força.
Falando em alimentação, Mílon foi um dos primeiros a se preocupar com isso mas essa parte também é envolta por lendas, segundo o que se dizia ele comsumia por dia 9 quilos de carne, 10 litros de vinho e 9 quilos de pão chegando a marca de 57 mil calorias por dia. Vamos tentar racionalizar isso também mas precisamos de exemplos para isso, segundo o site oficial do McDonald’s o Big mac tem exatas 257 calorias então, para atingir 57 mil calorias diárias Mílon teria que comer 221 Big macs por dia, segundo o Guinness, o recorde mundial da maior quantidade de Big macs comidos (sim, existe esse recorde) é do americano Matt Stonie com a marca de 25 comidos não chegando nem perto da quantidade necessária para levar a sério a história do nosso herói. Sua morte não é tão heróica quanto sua vida, segundo o que se sabe ele fazendo um serviço para um artesão foi cortar uma árvore e com sua enorme força também veio um ego tão grande quando, achando que não precisava mais usar uma cunha resolveu arrancá-la do tronco fazendo sua mão ficar presa e ele acabou sendo devorado por algum animal, alguns dizem que foram lobos outro que foi um leão. Não vou entrar no mérito de tentar desmentir essa história, já fiz isso com a vida toda do coitado não vou fazer com a morte. Mas sua história não foi esquecida, mais tarde a cidade de milão na itália foi batizada em sua homenagem.
Se todos esses contos são fatos ou lendas ninguém realmente sabe. Mílon existiu? Sim, existiu um Mílon multicampeão em vários jogos da antiguidade. Ele carregava um boi nas costas? Apesar de passar o texto todo questionando a lógica dessas histórias esse autor espera muito que sim pois seria uma história incrível!
Por Arthur Girão
